A ideia é substituir o antigo chavão de “vestir a camisa da empresa” pelo lema “vestir a cabeça da empresa” pressupondo com isso a assimilação fundamental dos objetivos da instituição. Para tanto, o executivo tem que aprender a trabalhar com as pessoas e não por meio delas. Um executivo assim orientado deve estar disposto a delegar poderes e a participar ativamente da própria sucessão e a abrir os problemas de forma tal que contribua para que os empregados participem mais de perto não só do fazer a empresa, mas também do pensar a empresa.
O espírito workaholic, que em muitos casos passou a ser um estilo de atuação nas organizações e que demonstrava o espírito de compromisso do funcionário com a empresa, passa a ser um grande defeito do comportamento profissional do funcionário, que será então caracterizado como desorganizado, negligente com a família, com o seu próprio lazer e com a atualização de seu aprendizado pessoal, sem se preocupar em ampliar sua agenda pessoal o que vale dizer, sem se enriquecer com experiências novas. Um profissional assim já perdeu a harmonia com o Processo 33% da Evolução Consciente.
Como hoje em dia a modificação de conceitos acontece de uma forma acentuadamente rápida, é fundamental que você tenha uma visão mais aberta. É cada vez menos interessante ter um grande técnico em administração, economia, finanças, marketing, etc. na direção dos negócios. A função dos novos pensadores de Seres Humanos será pensar a Felicidade dos funcionários, abrindo canais de comunicação, repassando responsabilidade que não são de sua área e identificando líderes para o futuro, os quais serão sua base de sustentação no comando da empresa.
Neste quadro, há espaço para novas doutrinas segundo as quais o aumento da produtividade depende da criatividade e da motivação. A Evolução Consciente será o ponto de partida individual do crescimento do ser humano. Entender e estudar a filosofia da Ciência do Ser será a estrutura central para a realização de objetivos pessoais e profissionais.
Encontrar satisfação na vida não depende de sua idade, mas de sua vontade
Poderíamos dividir os seres humanos em duas categorias: bombeiros e incendiários. Os primeiros seriam aqueles mais racionais, controlados, estratégicos, calmos e conservadores, pouco afeitos a grandes riscos. Os segundos seriam explosivos, emocionais, determinados. São os que frequentemente vão à luta totalmente despreocupados com a possibilidade de erro. Na realidade, todos temos estes dois lados dentro de nós, prevalecendo ou um ou outro de acordo com as circunstâncias internas e externas. São estes dois aspectos que nos direcionam quando tomamos as decisões e por isto é necessário tentar harmonizá-los para evoluirmos, mas sempre lembrando que O importante é manter a chama acesa.
A satisfação agora deve ser proporcionada pela maior integração dos funcionários em todas as etapas, criando um ambiente propício para o surgimento de novas idéias vindas da base, o que não costumava ser muito levado em consideração quando se tratava de elaborar novos projetos. Bem administradas, as dificuldades serão enfrentadas por um contingente maior, apoiado na solidariedade do empregado com o empregador. E não se trata de discurso demagógico, mas sim de uma postura inteligente, porque as soluções passam a vir das pessoas diretamente envolvidas com os problemas. Em vez de hierarquia, normas ou outras formas de coerção, as organizações devem criar condições propícias para que as pessoas tenham o autocontrole, façam parcerias sinérgicas espontâneas e eficazes e procurem estimular a criatividade e a autorealização, a partir de uma postura adulta, responsável e compartilhada.
Quantos funcionários bateram em sua porta com uma ideia para a melhoria da empresa no ano passado? Você já perguntou para o funcionário de que tipo de treinamento ele gostaria de participar? Ou será que você imagina esta possível necessidade fundamentado em estudos científicos? Talvez você pense que o importante seja resolver os problemas imediatos dos funcionários, pois se fizer demais eles não irão compreender os benefícios, ficarão acostumados e acabarão gerando custos desnecessários. Se você atualmente estiver seguindo estes princípios tenha a certeza que será ultrapassado num curto espaço de tempo: a Ciência do Ser vem para combater esta mentalidade.
A prioridade das organizações passa a ser seus clientes internos e não seu consumidores. Esses clientes internos devem ser estimulados a contribuírem, participando e comprometendo-se cada vez mais com as necessidades da empresa. Os consumidores fazem parte do sistema de sobrevivência da organização e serão atendidos e suportados, através dos estímulos criados pela organização.
Se você cuidar bem dos seus funcionários eles vão cuidar bem dos seus clientes
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