Início Ciência do Ser Ciência do Ser – A Simbologia da Ciência do Ser

Ciência do Ser – A Simbologia da Ciência do Ser

COMPARTILHE

Entendi que a vida do ser humano é organizada em três vértices. O primeiro é familiar, o segundo, emocional e o terceiro, profissional. A felicidade plena só pode ser alcançada quando uma pessoa consegue produzir resultados satisfatórios neste três vértices. A evolução consciente é uma maneira de alertar para a esquizofrênica divisão, incentivada pela sociedade, entre cidadão e profissional além de justificar a defesa de princípios éticos.

A Simbologia da Ciência do Ser

Os limites do ser humano são a base dos nossos estudos e a principal missão potencializar o desempenho fortalecendo sua vida pessoal e profissionalO universo ao seu redor é o seu limite relacionado a 3 necessidades fundamentais: família, relacionamento afetivo e trabalho, que precisam estar em harmonia.

 

O processo de evolução tem mais a ver com aprendizado, aprimoramento, competência, determinação, senso de oportunidade e não corrupção, competição doentia. Crescer significa desenvolver a capacidade de percepção e racionalizar como atuar de maneira adequada e eficaz. Não se deve esquecer, que o cidadão e o profissional são uma só pessoa. Suas atitudes, tanto no trabalho como na vida pessoal, são, portanto, dirigidas pelo mesmo conjunto de princípios que modelam a totalidade do seu caráter. Isso assume importância maior ao se constatar que os modernos especialistas em administração têm hoje como incontestável a elaboração de que os fatores determinantes para a eficácia de uma empresa e para a definição de seus resultados estão estreitamente relacionados aos valores e modos de pensar e agir dos funcionários que a integram.

Assim, a preocupação constante nos estudos da Ciência do Ser relatados nos livros de viagem-aprendizado e uma grande reflexão foi a de tentar ajudar as pessoas a encontrar meios de se sentirem felizes e realizadas por intermédio das organizações, associações e grupos com os quais se relaciona, e, sobretudo, dela mesma, porque, em última análise, a busca da harmonia, do equilíbrio emocional e da auto-estima é individual e intransferível. Não se trata de formular um pensamento individualista e sim individual, pois o resgate do bem-estar de um somado ao bem-estar de outros talvez seja a grande alavanca de mudança para se construir uma sociedade produtiva, digna e mais feliz.

A retomada deste humano que não seja um mero número de registro civil, mas um indivíduo com família, ambições, desejos e objetivos, ou seja, que tem o direito de dar um sentido à sua existência, compreende integrar ao conceito os valores do ser. Esta é uma tarefa que cabe a todas as organizações sociais. Não há como insistir em considerar o cumprimento rígido de carga horária, e o aumento da produção e eficiência como aspectos independentes da vida pessoal. Eles estão intrinsecamente ligados ao grau de satisfação interna da cada um. As instituições empresariais que atentarem para esta realidade conseguirão uma otimização do rendimento dos seus membros muito maior do que a obtida com as modalidades comuns de pressão.

O ser humano não é uma entidade etérea, vaga. Ser humano é você, sou eu e todos que nos cercam. Portanto, se somos uma espécie inteligente e queremos nos preservar, devemos ir ao cerne da questão: compreender que a felicidade de cada indivíduo constitui a felicidade da espécie como um todo. Este é o caminho concreto, o desafio. Logo, é intenção desta filosofia esforçar-se para identificar quais são os instrumentos e armas necessários a cada um nesta missão. A felicidade não é um objetivo fácil e obriga a mudanças às vezes radicais. Trata-se de uma jornada de autoconhecimento, de aperfeiçoar práticas, de alterar comportamentos e atitudes.

Partindo desse raciocínio, fica a constatação da necessidade de estimular a Evolução Consciente, quase um pressuposto da existência. Quem evolui, o faz para chegar a algum lugar, à felicidade. O meio de atingi-la é através de uma Revolução Humana. O grande efeito multiplicador desta modalidade de pensar um indivíduo renovado, integral, realizado na família, no afeto e no setor profissional, está na possibilidade de converter os renitentes. Assim, os disseminadores da Ciência do Ser, têm de refletir quanto à viabilidade de forçar um processo de transformação deles. O método escolhido deve envolver o uso da razão, do coração e do sentimento. É necessário buscar o que há de bom dentro de cada um, a fim de mostrar-lhes como é proveitosa a trilha da própria evolução.

Devido à extrema capacidade de transformação do mundo, a Ciência do Ser não tem a presunção de esgotar todas as respostas para todos os dilemas fundamentais. As conclusões apresentadas são apenas o pontapé inicial para novas pesquisas. Mais do que um centro de respostas e conclusões, a Ciência do Ser é uma grande geradora de perguntas. Só entende o mundo quem estiver preparado para começar de novo.

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus