Início Sergio Motta Entrevista III: A Filosofia de vida

Entrevista III: A Filosofia de vida

COMPARTILHE

Como surgiu o conceito Turismo Econômico Inteligente?

Acredito que toda viagem é uma oportunidade de aprendizado caso o viajante tenha interesse em observar e fazer analogias para o seu dia a dia. Há varias maneiras de realizar uma viagem. Quando optamos simplesmente pelo lazer e divertimento não vejo nenhum problema, pois viajar é o grande objetivo. O problema é quando o cara viaja e fica trancado num resort e, assim, ele perde oportunidades de aprendizado, interação e essas situações proporcionam acomodação. A ideia é que o viajante divirta-se sempre, interaja com o local, vivencie essa oportunidade e faça opções inteligentes com seu dinheiro, usando-o de uma maneira que possa economizar para gastar em algo que seja importante para ele. É direcionar a verba de maneira inteligente para que sobre para, por exemplo, fazer compras ou investir em atrações de seu interesse.

O que é a “Missão do Viajante”?

É um conceito que criei para facilitar o entendimento dos viajantes, para visualizarem todo processo que viajar representa e que não se encerra quando retornamos. As etapas são: PLANEJAR, VIAJAR, APRENDER, COMPARTILHAR, INSPIRAR. Tudo começa no planejamento, que deve ser o passo mais importante para evitar riscos ao embarcar. A viagem é o destino que colocamos em prática a etapa anterior. O objetivo de aprender e transformar a experiência em viagem-aprendizado depende do seu entendimento em valorizar esse momento mágico que esta vivenciando. Gosto de enfatizar que ao retornar de uma viagem compartilhar as informações que você obteve com suas experiências e incentivar com seus relatos seus aprendizados inspira novos viajantes e assim vamos aumentar o número de pessoas embarcando.

O que significa “Padrão Motta”?

Gosto de anotar a melhor experiência que vivenciei quando viajo. Recomendo sempre para meus amigos, pois sabem que quando reforço algo com meu nome é por que levo a sério! Tenho um critério que é o seguinte: se puder não gastar e viver uma situação prazerosa, ou que em alguma circunstância representa um custo que vale a pena, ou se for a melhor experiência no local é PADRÃO MOTTA. E pode confiar, anota!

Como surgiu a ideia sobre sua filosofia de vida Ciência do Ser?

Morava nos Estados Unidos, em 1992, numa época em que dividia meu cotidiano entre o tanque de lavar pratos de um restaurante de Boston e aulas de um curso de gerenciamento de marketing em Harvard. Comecei a fazer anotações sobre o comportamento que eu deveria ter diante das circunstâncias da vida e a observar reações de outras pessoas em situações semelhantes às que vivi. Buscava referências do pensamento moderno, sem encontrar aquilo que necessitava para comprovar ou negar a viabilidade das minhas convicções. Percebi que precisava aceitar o desafio de sistematizar aquelas ideias e enriquecê-las, avançar nas minhas reflexões a fim de contribuir para o homem ter percepção de totalidade.

Como você teve a ideia de viajar pelo mundo? 

Toda ciência precisa de um método. Então, qual metodologia a Ciência do Ser deveria adotar para estudar o ser humano e propor caminhos para o aumento da sua produtividade? Concluí que tinha de começar este processo por mim, ser a minha própria cobaia, caso contrário não conseguiria convencer os outros. Em todas estas andanças, tive contato com as mais diferentes culturas e modos de encarar a vida. Muitas pessoas contribuíram com atitudes e comentários para que eu elaborasse algumas das colocações desenvolvidas neste trabalho. Mas, sem dúvida, sou a grande “cobaia” deste projeto. Em ambientes tão diversos quanto desertos, cidades grandes ou sagradas, canyons, florestas, lugarejos, pude testar meus limites, rever conceitos e modificar comportamentos frente a situações difíceis ou inesperadas. Descobri, ainda, o quanto é fundamental para o homem lançar mão de todos os atributos a ele conferidos pela mente e pelo coração.

Você já terminou suas pesquisas sobre a Ciência do Ser?

Devido à extrema capacidade de transformação do mundo, a Ciência do Ser não tem a presunção de esgotar todas as respostas para todos os dilemas fundamentais. As conclusões são apenas o pontapé inicial para novas pesquisas. Mais do que um centro de respostas e conclusões, a Ciência do Ser é uma grande geradora de perguntas.

O que é uma “Viagem de incentivo com foco no aprendizado” e “VIP Adventure”? 

Trabalhamos com dois públicos: grupo de pessoas físicas e corporativo. É o mesmo conceito de viagem comercializado de maneira diferente. O conceito VIP ADVENTURE, é focado em GRUPOS DE PESSOAS FÍSICAS e a união perfeita entre o prazer de uma viagem inesquecível com um tratamento VIP, mas sempre com um apelo de ADVENTURE. No mercado corporativo, a viagem de incentivo com foco no aprendizado é uma oportunidade de aprender na prática conceitos que muitas vezes parecem teóricos e pouco ligados à realidade de cada pessoa. Identifiquei em cada viagem que fiz e tratei de organizá-los de maneira clara e coerente. É a melhor forma de premiar e motivar clientes, parceiros e funcionários de sua empresa. É um prêmio que não se pode conquistar, ele é conquistado.

Por que as pessoas ou empresas devem realizar esses conceitos?

A exclusividade da viagem está expressa na programação, que não está disponível para passageiros comuns. Sonhos como realizar uma caravana de camelo pelo Saara, conhecer a mitológica Route 66, percorrer a incrível trilha de Machu Picchu, conhecer os lugares por onde Jesus pregou, fazer expedição em veículos especiais com tração 4×4 off-road no deserto, passar uma noite especial num acampamento nômade com jantar numa tenda Beduína entre palmeiras e montanhas, com uma grande fogueira no meio do acampamento. São nesses cenários que serão realizadas as minhas palestras.

O que é ostentação para você?

Um passaporte cheio de carimbos.

Tem alguma frase que o marcou nas suas andanças pelo mundo?

Sim. Tem uma especial que relembro sempre “Nós viajamos não para escapar da vida, mas para a vida não escapar da gente”.

Qual a sua missão?

Inspirar as pessoas a viajarem. Eu sei que as histórias publicadas nos meus livros motivaram muitas pessoas, mas o que eu quero mesmo é que você que está lendo essa entrevista agora comece a planejar uma viagem maravilhosa e que possa aproveitar muito. Espero através das informações do blog ajudá-lo de alguma maneira a realizar esse sonho. Você viajando para algum lugar do mundo é o suficiente para que eu possa sorrir. Enfim, viva a sua aventura.

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus